HISTÓRIA

Data de 19 de Agosto de 1572 a Carta Régia que eleva o lugar de Esposende à categoria de vila. É o rei D. Sebastião que procede à sua separação da vila de Barcelos, terras e jurisdição do Duque de Bragança, e lhe concede termo, isto é, território para administrar.

Com referências documentais que remontam ao século XIII, é a partir do reinado d’O Desejado que começa a desenvolver-se como terra autónoma. A atividade piscatória, a construção naval e o comércio marítimo impulsionam Esposende desde meados do século XV, atraindo novos residentes e, por consequência, gerando um crescimento urbanístico.

O seu Julgado Municipal é criado por Decreto Régio de 16 de Dezembro de 1886. Volvida quase uma dúzia de anos, em 27 de Outubro de 1898, é criada a Câmara Judicial de Esposende. E em 19 de Agosto de 1993 conquista o estatuto de Cidade.