clique para ver a imagem no tamanho original... clique para ver a imagem no tamanho original...
enviar por emailimprimir
Encerramento das comemorações do bicentenário do nascimento de António Rodrigues Sampaio

Estão a aproximar–se do final as comemorações do bicentenário do nascimento de António Rodrigues Sampaio, que a Câmara Municipal de Esposende tem vindo a promover para homenagear esta ilustre figura esposendense, natural da freguesia de Mar, que se destacou como jornalista, parlamentar e governante.

Assim, na próxima sexta–feira, tem lugar, na Casa da Juventude, uma conferência subordinada ao tema "Jornalismo e Política em Rodrigues Sampaio" e a apresentação do livro "António Rodrigues Sampaio Bicentenário do Nascimento — Actas do Seminário 21 de Julho de 2006", por Jorge Alves, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sessão de abertura está marcada para as 18h00.

As comemorações dos 200 anos do nascimento de Rodrigues Sampaio culminam no próximo dia 24, terça–feira, na Igreja Velha de Mar. Para as 21h30 está agendada a apresentação da Medalha Comemorativa do Bicentenário do Nascimento de António Rodrigues Sampaio, seguida do concerto de encerramento das comemorações, pelo Grupo de Câmara de Esposende.

Em parceria com o Centro Social da Juventude de Mar e com a colaboração de várias entidades, a Câmara Municipal desenvolveu, ao longo do último ano, um vasto conjunto de acções para assinalar a efeméride.

O seminário "Bicentenário do Nascimento de António Rodrigues Sampaio", organizado em parceria com a Universidade do Minho e que contou com presença do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva e com a participação de reputados investigadores em diferentes áreas, marcou o início do programa comemorativo, que integrou também um Concerto Coral Sinfónico.

Uma Exposição Bibliográfica, assim como o lançamento de um Inteiro Postal e a aposição de um carimbo alusivo ao dia do nascimento de Rodrigues Sampaio (20 de Julho) assinalaram a data, bem como uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Esposende, realizada na terra natal do homenageado.

O programa incluiu, ainda, as exposições "António Rodrigues Sampaio no lápis de Bordalo Pinheiro" e "António Rodrigues Sampaio — Vida e Obra" e o concurso literário "Sabes quem foi‾", promovido nas escolas do 2.º e 3.º ciclos do concelho.
Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Munícipio de Esposende submetida em quarta–feira, 18 de julho de 2007